Avatar

19 DE FEVEREIRO 2022 - LAV LISBOA AO VIVO (LISBOA)
1ª PARTE: TBA
ABERTURA DE PORTAS: 19H00
INÍCIO DO ESPETÁCULO: 20H00

  • PREÇOS BILHETES
  • 22 euros
  • CLASSIFICAÇÃO
  • M/6 anos

Misto de banda e trupe de teatro, este colosso do metal sueco moderno promete emoções fortes para o dia 19 de Fevereiro do próximo ano.

Pré-venda em exclusivo a partir de 29 de Junho em https://avatarmetal.com.

“Já passou muito tempo desde que nos alimentámos. Estamos famintos e furiosos, está na hora. A estrada está a chamar por nós. #GoingHunting” – é assim que os suecos AVATAR anunciam o seu regresso às digressões já no início do próximo ano. Depois de um ano atípico, afastados da estrada mas focados na criação do mais recente álbum, o novo «Hunter Gatherer», os músicos preparam-se para apresentar o novo material ao vivo, numa rota que os vai levar em tour pelo velho continente e que os traz pela primeira vez a Portugal em nome próprio. Depois de, nos idos de Novembro de 2013, terem deixado o Campo Pequeno estarrecido perante a força de uma proposta sem igual dentro do metal contemporâneo, a 19 de Fevereiro de 2022 os AVATAR sobem ao palco do LAV - Lisboa Ao Vivo, na capital, para uma atuação inesquecível.

Feiticeiros ambiciosos de ordem superior, os visionários do heavy metal'n’roll conhecidos coletivamente como AVATAR, desfocam a linha que separa a imagem do som, e andam há já vinte anos a derrubar as fronteiras entre o que é habitualmente visto como sendo uma banda e uma trupe de teatro. Pelo caminho, assinaram uma série de álbuns e vídeos muitíssimo bem recebidos – os 200.000 assinantes do canal da banda no YouTube não nos deixam mentir –, que transformaram todo o mundo envolvente ao Avatar Country, um território ficcional onde o heavy metal domina acima de qualquer outro poder, num fenómeno global. Duas décadas depois de terem dado os primeiros passos, além das digressões sucessivas, interrompidas só em 2020, o plano de infiltração cultural destes suecos abrange rádios comerciais de rock e todos os serviços de streaming, onde canções como «The Eagle Has Landed», «Hail The Apocalypse» e «Let It Burn» já acumularam mais de 100 milhões de streams à medida que mais e mais novos “cidadãos” entram no seu “reino”.

Apresentando-se como “deuses disfarçados”, depois de terem garantido a posição como o segundo maior álbum independente nos Estados Unidos em 2018 com o espetacular «Avatar Country», de terem vencido um prémio por inovação cortesia da revista britânica Metal Hammer e de terem trepado ao Top 40 num série de países, os músicos já descritos como os “Sgt. Pepper’s do heavy metal”, regressaram aos registos de longa-duração com um manifesto ousado, intitulado «Hunter Gatherer». Lançado no dia 7 de Agosto do ano passado, através da eOne, o oitavo álbum dos AVATAR afirmou-se rapidamente como um estudo implacável de uma humanidade a dirigir-se de forma veloz para um futuro incerto, assinado por uma banda que tem uma personalidade gigante e que consegue evocar, simultaneamente, o drama da velha escola de Hollywood, o humor macabro dos filmes de aventura modernos e as emoções cheias de adrenalina de uma “casa do terror”.

BIOGRAFIA AVATAR

Formado por duas almas gémeas que perceberam que a sua banda as estava a atrasar, os AVATAR começaram a tomar forma no momento em que John Alfredsson e Jonas Jarlsby tomaram noção de que o seu envolvimento nos Lost Soul não iria a lugar nenhum e, por consequência, deixaram o grupo e reagruparam com a nova designação. Eventualmente, Alfredsson e Jarlsby seriam apresentados a Johannes Eckerström, e o núcleo da banda estabeleceu-se ali. Para completar o quadro e a lista de membros, Henrik Sandelin e Simon Andersson juntaram-se ao grupo em 2003, bem a tempo de gravarem a maqueta de estreia do grupo, «Personal Observations». Enquanto se apresentavam ao vivo tanto quanto conseguiam para promover o primeiro cartão de visita, os músicos voltam ao estúdio logo no ano seguinte para gravarem o seu primeiro EP, intitulado «4 Reasons To Die». Depois desse lançamento, tiveram então oportunidade de levar o seu som pela primeira vez para fora da Suécia. De seguida, entraram em estúdio para captar o longa-duração de estreia e fecharam um contrato de edição com a Gain Records durante o processo de gravação. O álbum resultante dessas sessões, «Thoughts Of No Tomorrow», foi lançado em 2006 e sucedido por duas tours europeias, uma com os Impaled Nazarene e outra com os Evergrey. O ano, o mais agitado para o grupo desde a criação, chegou ao fim com dois concertos com Paul Di'Anno, o vocalista original dos Iron Maiden.

2007 foi mais um ano de muito trabalho para os AVATAR, que começou com atuações ao lado dos Stone Sour, de Corey Taylor, dos Slipknot, e terminou com um novo álbum nas lojas. A edição de «Schlacht», em Outubro, foi seguida por mais uma campanha intensa de concertos pelo mundo, incluindo uma rota como “suporte” aos Obituary já em 2008. O terceiro álbum da banda, homónimo, seria lançado em 2009, e os próximos dois anos encontraram os músicos a apostarem forte na estrada, sendo que foi neste período que fizeram a sua primeira incursão pelos Estados Unidos. Fruto disso, o profile do coletivo começou a aumentar de forma consistente e, já com o guitarrista Tim Öhrström no lugar de Andersson, o muito aplaudido «Black Waltz», de 2012, alcançou a posição #25 no top de vendas na Suécia natal dos músicos. O sucessor, intitulado «Hail The Apocalypse», de 2014, tornou-se o primeiro álbum dos AVATAR a entrar na Billboard 200. Mantendo um esquema de edições e tours que, até à pandemia, sempre funcionou como um relógio suíço, o sexto longa-duração, «Feathers & Flesh», peça conceitual sobre uma coruja que declara guerra ao mundo, chegou em 2016, rapidamente sucedido por «Avatar Country», no início de 2018. Produzido por Jay Ruston (conhecido pela sua associação aos Stone Sour, Anthrax e Steel Panther entre outros), o disco apresentou os singles «A Statue Of The King» e «The King Wants You».

BILHETES

Locais de Venda: Ticketline.
Lojas: FNAC, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, Ask Me Lisboa, Casino Lisboa, Centro Cultural de Belém, Fórum Aveiro, Galeria Comercial Campo Pequeno, Shopping Cidade do Porto, Time Out Mercado da Ribeira, U-Ticketline e Unkind.pt.
Internacional: Masqueticket.

Mais acerca de Avatar