While She Sleeps

While She Sleeps

07 Maio 2023 - LAV LISBOA AO VIVO (LISBOA)
1ª PARTE: TBC
ABERTURA DE PORTAS: 19H00
INÍCIO DO ESPETÁCULO: 20H00

  • PREÇOS BILHETES
  • 25 euros
  • CLASSIFICAÇÃO
  • M/6 anos

A Sleeps Society volta à estrada em 2023, e traz os WHILE SHE SLEEPS de regresso a Portugal para uma noite de metalcore de qualidade superior.

Em 2023, os ingleses WHILE SHE SLEEPS vão levar a sua Sleeps Society em digressão pela Europa e, na rota, está incluído um concerto único em Portugal, consumando um muito aguardado regresso da banda de Sheffield a solo nacional. Depois de, num já remoto Janeiro de 2018, terem feito um bem sucedido périplo pelo nosso país, com atuações suadas e potentes no Porto, Lisboa e Loulé, os músicos quebram quatro anos de ausência dos palcos lusos e, a 7 de Maio do próximo ano, prometem elevar a temperatura dentro do LAV – Lisboa ao Vivo, com o seu metalcore musculado e pejado de refrões para cantar em uníssono. Na bagagem, o quinteto traz o seu mais recente álbum de originais, o muito aplaudido «Sleeps Society», de 2021, assim como o material incluído na sua edição deluxe, já deste ano, onde fizeram uma revisão completa do original com a adição de faixas extra, reinterpretações acústicas e participações especiais.

Desde 2010, o imutável quinteto formado por Lawrence Taylor na voz, Sean Long e Mat Welsh nas guitarras, Aaran McKenzie no baixo e Adam Savage na bateria lançou três EPs e cinco álbuns, tendo recolhido um galardão para 'Melhor Novo Talento Britânico' nos Kerrang! Awards de 2012. A crescer paulatinamente desde então, os WHILE SHE SLEEPS atiraram-se a voos mais altos em Abril de 2021, com a edição de «Sleeps Society», o quinto álbum de longa-duração, que continuou a tendência dos músicos para se confrontarem com as experiências emocionais mais desconfortáveis e cruas da vida – e usarem a expressão musical para lidar com elas. Isso traduziu-se numa mistura extremamente confiante de metal moderno, cada vez mais próximo da perfeição, orientado para a guitarra, mas com ocasionais texturas sintéticas. Resultado, apesar de terem um fundo de catálogo considerável, foi em 2021 que os WHILE SHE SLEEPS serviram uma prova irrefutável de que sabem exatamente como misturar a força do hardcore com o peso do metal, enquanto evitam todos os clichés do deathcore genérico.

O mundo passou por muitas dificuldades durante o último ano – mais de um ano – e, dadas as circunstâncias, a mensagem de esperança, cura e união do quinteto britânico atingiu os fãs de uma forma ainda mais intensa. Com «Sleeps Society», os WHILE SHE SLEEPS – que chegaram mesmo a contar com a ajuda de alguns seguidores, também conhecidos como a verdadeira Sleeps Society, no tema «Call Of The Void» - atingiu, por assim dizer, o alvo projetado para uma viagem emotiva, forjada de catarse e unidade. Daí que «Sleeps Society» não seja apenas um disco, mas também um sistema de apoio, com o título a representar não só a mistura cativante de riffs de guitarra e gang vocals, mas também uma forma totalmente nova das bandas comunicarem e interagirem com a sua base de fãs.

BIOGRAFIA WHILE SHE SLEEPS

Os WHILE SHE SLEEPS são um grupo britânico de metalcore com um talento nato para emparelhar riffs esmagadores com breakdowns colossais e ganchos melódicos. Surgidos em cena com a muito aplaudida estreia «This Is The Six», de 2012, desde então lançaram uma série de EPs e álbuns bem recebidos pela crítica e pelos fãs, incluindo «You Are We», de 2017, que trepou ao Top 10 do Reino Unido, e o mais recente, e muito expansivo, «Sleeps Society», de 2021. Um amor partilhado pelo heavy metal e, mais especificamente, pelo metalcore, garantiu que os cinco músicos mantivessem intacto o vínculo que formaram, quando ainda estavam no liceu, em Sheffield, muito para além dos exames finais terem terminado. Em 2006, o vocalista Jordan Widdowson, o baterista Adam Savage, o baixista Aaran McKenzie e os guitarristas Mat Welsh e Sean Long decidiram então juntar-se após terem tocado em vários outros grupos da região. Durante os três anos seguintes foram ensaiando e atuando de forma regular e, eventualmente, Widdowson acabou por sair, deixando a porta aberta para entrar Lawrence Taylor para a voz.

Lançado pela Small Town Records no Verão de 2010, o mini-álbum de oito temas «The North Stands For Nothing» foi gravado num celeiro convertido, mas também foi muito bem recebido pela imprensa. Atenta ao falatório, a Good Fight Music pegou no EP para edição nos Estados Unidos, onde foi lançado no Verão de 2011 com a adição do single «Be(lie)ve». Gravado nos primeiros meses desse ano, «Be(lie)ve» foi editado durante um período atarefado para o grupo, no qual gravaram uma sessão ao vivo para a BBC Radio 1 nos Estúdios Maida Vale. Pelo caminho, foram convidados “abrir” para os Bring Me The Horizon na O2 Academy da sua cidade natal e, apesar do contratempo que foi não puderem fazer uma digressão norte-americana planeada com a banda de Oli Sykes nos meses seguintes, os músicos não deixaram que esse revés travasse o seu progresso. Após uma extensa digressão em nome próprio, entraram em estúdio com o produtor Carl Bown em Novembro de 2011 e gravaram a colossal estreia «This Is the Six». Nos meses que antecederam o lançamento, tocaram no festival Download e ganharam o prémio de 'Melhor Novo Talento Britânico' nos Kerrang! Awards. «This Is The Six», lançado em 2012, foi um enorme passo em frente para a banda.

«Brainwashed», o muito aguardado segundo LP, foi editado em 2015 e apresentou os singles «New World Torture», «Four Walls», «Trophies Of Violence» e «Our Legacy». Constantemente em tour, os músicos nunca pararam de desenvolver novo material e, em Setembro de 2016, lançaram «Civil Isolation», o primeiro single de avanço para o terceiro longa-duração de estúdio. «You Are We», financiado por uma campanha de crowdfunding, chegou aos escaparates e às plataformas de streaming em Maio do ano seguinte e estreou na posição #8 da tabela de vendas britânica. Sempre em crescendo, o sucesso de «You Are We» foi sucedido por «So What?», de 2019, um disco que mostrou os WHILE SHE SLEEPS a flexionarem os seus músculos criativos ao incorporarem elementos de rock eletrónico e alternativo no seu arsenal sónico. Foi também esse o modelo que exploraram no dinâmico «Sleeps Society» de 2021 que, tal como o seu antecessor, foi lançado através do selo independente da banda, Sleeps Brothers, em colaboração com a Search and Destroy, a Spinefarm, a UNFD e a Universal Music.

BILHETES

Locais de Venda: Ticketline.
Lojas: FNAC, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, Ask Me Lisboa, Casino Lisboa, Centro Cultural de Belém, Fórum Aveiro, Galeria Comercial Campo Pequeno, Shopping Cidade do Porto, Time Out Mercado da Ribeira e U-Ticketline.

Mais acerca de While She Sleeps