Gaerea

Gaerea

31 Março 2023 - LAV LISBOA AO VIVO (LISBOA)
01 Abril 2023 - HARD CLUB (PORTO)
1ª PARTE: TBC
ABERTURA DE PORTAS: 20H00
INÍCIO DO ESPETÁCULO: 21H00

  • PREÇOS BILHETES
  • 22 euros
  • CLASSIFICAÇÃO
  • M/6 anos

A 31 de Março e 1 de Abril de 2023, os muito aplaudidos GAEREA vão apresentar o seu mais recente álbum, «Mirage», em dois concertos exclusivos – os únicos em Portugal no próximo ano.

Quais mastins de caça confinados à espera de perseguirem a sua presa, os elementos dos GAEREA estiveram pacientemente a ansiar por um regresso aos palcos desde o lançamento do muitíssimo aplaudido «Limbo», que chegou em 2020 e marcou a estreia do grupo no respeitado catálogo da Season Of Mist. No entanto, se 2022 já foi um ano em grande para os músicos nacionais, com uma sequência de digressões muito bem sucedidas pelo mundo e a edição da novidade «Mirage», 2023 promete ser ainda melhor – e maior. Bom presságio disso, e do crescimento exponencial que tem alcançado nos últimos tempos, com o mais recente álbum a conquistar lugares de destaque nas listas dos melhores lançamentos dos últimos doze meses, o coletivo anónimo vai apresentar o seu mais recente álbum em dois espetáculos exclusivos em solo nacional, agendados para 31 Março e 1 de Abril, no LAV – Lisboa Ao Vivo e no Hard Club, no Porto, respetivamente. Estes vão ser os únicos concertos dos GAEREA em Portugal no próximo ano.

Com «Limbo» a ser lançado estoicamente em plena pandemia e o ciclo de promoção desse disco a arrancar muito mais tarde do que seria desejável, os GAEREA ainda fizeram todas as atuações que lhes foram possíveis e, em vez de se ficarem apenas a lamentar, decidiram focar-se na composição de novo material. Resultado disso, quando o mundo abriu, não só lançaram um álbum soberbo – o elogiado «Mirage» – como se atiraram de cabeça, e com força invejável, a uma intensa agenda de digressões, que os viu a percorrerem a Europa, a protagonizarem a primeira incursão pela América Latina e a tocarem perante plateias totalmente rendidas em alguns dos mais importantes eventos de massas do género. Agora, com o mais recente álbum ainda a borbulhar e a dar muito que falar, no próximo ano prometem continuar a espalhar a sua magia negra em palco e, pelo caminho, vão recolher os frutos das reações entusiastas de que estão a ser alvo um pouco por todo o mundo.

Auto-rotulados como “cathartic black metal”, os enigmáticos GAEREA assinam uma visão própria e individual do género em que se inserem, combinando-o com elementos de forte carga emocional. Formada em 2016, a banda lançou um EP homónimo de estreia em Novembro desse ano. Optando por permanecer anónimos e invisíveis, renunciando até mesmo aos pseudónimos cénicos comuns no black metal, aparecem em cena sempre escondidos por trás de capuzes negros adornados com um símbolo que remete para a demonologia medieval. Apostando num conceito de horror cósmico que não é novidade na tendência, mas apresentando um som mais espesso, pesado e dinâmico do que é habitual, conseguiram trazer uma lufada de ar fresco ao estilo e, com a estreia «Unsettling Whispers», de 2018, recolheram elogios de forma quase unânime por parte do público e da imprensa. Dois anos depois, com a edição de «Limbo», o primeiro fruto da sua associação à Season Of Mist, aperfeiçoaram ainda mais essa fusão avassaladora de raiva, angústia e desespero. Em 2022, lançaram o terceiro longa-duração, intitulado «Mirage», assinando aquele que é, à data, o registo mais impactante e bem sucedido comercialmente de uma carreira sempre em crescendo.

BILHETES

Locais de Venda: Ticketline.
Lojas: FNAC, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, Ask Me Lisboa, Casino Lisboa, Centro Cultural de Belém, Galeria Comercial Campo Pequeno, Time Out Mercado da Ribeira e Unkind.pt.
Internacional: Masqueticket.

Mais acerca de Gaerea